Rua Onze de Fevereiro, 372 Jabaquara - São Paulo/SP
Primeiro Plano - (Nascimento aos 6 anos)

Ajude-me a agir por mim mesmo

Existe na criança um tipo especial de sensibilidade que a leva a absorver tudo ao redor dela e é este trabalho de observação e absorção que lhe permite adaptar-se à vida. Ela o faz em virtude de um poder inconsciente que existe na infância... O primeiro período da vida da criança é de adaptação.

Além do desafio de se organizar fisicamente – aprender a coordenar seus movimentos de acordo com suas vontades e necessidades: enxergar, pegar, engatinhar, andar, falar – durante esse período a criança também está criando a sua personalidade: como se colocar no mundo, gostos, desgostos, peculiaridades.

about

Conquistas:

  • Desenvolvimento sensorial: visão, audição, tato, olfato e paladar. Entendimento do mundo através dos sentidos. O uso dos sentidos como instrumento de formação da inteligência, desenvolvimento da mente.
  • Desenvolvimento motor: coordenação motora, habilidades motora grossa e fina, lateralidade, equilíbrio. - Interiorização da cultura e aquisição da linguagem.
  • Desenvolvimento da personalidade: Necessidade de ordem – absorção da ordem exterior para poder alcançar a ordem interior.
  • Despertar do desenvolvimento social: primeiras relações sociais em um mundo mais restrito, reconhecimento do outro, senso de solidariedade e cortesia.
shapes
shapes
shapes
shapes
Segundo Plano (6 a 12 anos)

Ajude-me a pensar por mim mesmo

O Segundo Plano de Desenvolvimento é caracterizado pelo desenvolvimento do pensamento abstrato, da inteligência moral e pelo início da formação da consciência. É o período da Educação Cósmica, a criança tem a necessidade de entender as relações entre todas as coisas. Dar-lhe uma visão de todo o universo. O universo é uma realidade imponente e uma resposta para todas as perguntas. Caminharemos juntos neste caminho da vida, pois todas as coisas fazem parte do universo e estão conectadas umas às outras para formar uma unidade completa.

Característica do 2º plano:

Conquistas:

  • Desenvolvimento emocional: Começa a compreender como as emoções e sentimentos interferem nas interações sociais e no comportamento humano.
  • Inteligência moral: orientação a princípios e valores, formação do caráter a partir da referência dos adultos que participam da sua vida.
  • Autonomia na conquista do conhecimento e sua aplicação prática: ampliação do processo de aquisição da linguagem (leitura, escrita e interpretação da vida como um todo); solução de operações de raciocínio matemático-científico e ampliação da consciência de espaço-tempo-evolução (compreensão da vida no universo, na Terra e a História da Evolução do Homem).
  • Expansão da imaginação e da criatividade.
about
shapes
shapes
shapes
shapes
Terceiro Plano (12 a 18 anos)

Ajude-me a pensar contigo

O Terceiro Plano de Desenvolvimento é caracterizado por grandes mudanças físicas e psíquicas, marca a adolescência – passagem da infância para a vida adulta. O desenvolvimento físico é marcado pelo amadurecimento do corpo. O desenvolvimento psíquico é marcado pela necessidade de integração social.

Nessa fase o indivíduo é desafiado a extrapolar os limites da família e se estabelecer como membro da sociedade. O adolescente nunca deve ser tratado como criança, pois essa é uma etapa da vida que ele já superou, ele deve ser preparado para aprofundar os conhecimentos conquistados, compreender os acontecimentos contemporâneos, e ser capaz de integrar de forma prática o trabalho manual e intelectual.

about
shapes
shapes
shapes
shapes
Quarto Plano (18 a 24 anos)

Ajude-me a pensar em ti

O Quarto Plano de Desenvolvimento é definido como o plano da maturidade, corresponde ao período universitário. O indivíduo que chega à universidade já está “formado” (se tudo tiver corrido bem nos planos anteriores), nessa fase irá se preparar e se especializar para oferecer um serviço à sociedade e para alcançar sua independência econômica. Além da especialização, esse período é propício para o fortalecimento moral e espiritual, para promover o encontro do indivíduo com o seu propósito, formando assim um ser humano cujas aspirações transcendem a tentação de vantagens pessoais na forma de poder e possessões, e alcançam o desejo de trabalhar para o bem da humanidade.

about
shapes
shapes
shapes
shapes