Existe na criança um tipo especial de sensibilidade que a leva a absorver tudo ao redor dela e é este trabalho de observação e absorção que lhe permite adaptar-se à vida. Ela o faz em virtude de um poder inconsciente que existe na infância... O primeiro período da vida da criança é de adaptação.
Além do desafio de se organizar fisicamente – aprender a coordenar seus movimentos de acordo com suas vontades e necessidades: enxergar, pegar, engatinhar, andar, falar – durante esse período a criança também está criando a sua personalidade: como se colocar no mundo, gostos, desgostos, peculiaridades.
O Segundo Plano de Desenvolvimento é caracterizado pelo desenvolvimento do pensamento abstrato, da inteligência moral e pelo início da formação da consciência. É o período da Educação Cósmica, a criança tem a necessidade de entender as relações entre todas as coisas. Dar-lhe uma visão de todo o universo. O universo é uma realidade imponente e uma resposta para todas as perguntas. Caminharemos juntos neste caminho da vida, pois todas as coisas fazem parte do universo e estão conectadas umas às outras para formar uma unidade completa.
Característica do 2º plano:
O Terceiro Plano de Desenvolvimento é caracterizado por grandes mudanças físicas e psíquicas, marca a adolescência – passagem da infância para a vida adulta. O desenvolvimento físico é marcado pelo amadurecimento do corpo. O desenvolvimento psíquico é marcado pela necessidade de integração social.
Nessa fase o indivíduo é desafiado a extrapolar os limites da família e se estabelecer como membro da sociedade. O adolescente nunca deve ser tratado como criança, pois essa é uma etapa da vida que ele já superou, ele deve ser preparado para aprofundar os conhecimentos conquistados, compreender os acontecimentos contemporâneos, e ser capaz de integrar de forma prática o trabalho manual e intelectual.
O Quarto Plano de Desenvolvimento é definido como o plano da maturidade, corresponde ao período universitário. O indivíduo que chega à universidade já está “formado” (se tudo tiver corrido bem nos planos anteriores), nessa fase irá se preparar e se especializar para oferecer um serviço à sociedade e para alcançar sua independência econômica. Além da especialização, esse período é propício para o fortalecimento moral e espiritual, para promover o encontro do indivíduo com o seu propósito, formando assim um ser humano cujas aspirações transcendem a tentação de vantagens pessoais na forma de poder e possessões, e alcançam o desejo de trabalhar para o bem da humanidade.