A educação Montessori desenvolve a capacidade da criança de se tornar um adulto realizado e produtivo, capaz de contribuir para o mundo – em casa, no trabalho e em sua comunidade. A observação de Maria Montessori sobre o desenvolvimento humano desde o nascimento até a idade adulta levou a uma abordagem educacional que apoia o desenvolvimento natural das crianças, fornecendo as habilidades e o apoio para alcançar seu pleno potencial na vida. Com uma forte base emocional, comportamental e moral, as crianças tornam-se aprendizes motivados, ativos e independentes, preparados para o mundo real.
Dr. Maria Montessori (1870 -1952) foi uma médica italiana que se especializou em pedagogia e neuropsiquiatria infantil. Tornou-se conhecida em todo o mundo pelo seu método educacional que privilegia o desenvolvimento sensorial da criança para estimular a capacidade cognitiva . Também enfatiza a autonomia do aluno no ato de conhecer , com o professor tendo o papel determinante como guia para conhecimento.
"É necessário que a preparação dos professores seja simultânea a transformação da escola . Preparamos professores capacitados na observação e na experimentação. É preciso , porem , que encontrem na escola a oportunidade para observar as crianças e aplicar seus conhecimentos . "
Portanto, um ponto fundamental de uma pedagogia cientifica deve ser a existência de uma escola que perita o desenvolvimento da manifestações espontaneas e da personalidade da criança.
Se deve surgir uma pedagogia do estudo individual do estudante , isto somente será possível graças a observação da crianças livres , isto é, de crianças observadas e estudadas em suas livres manifestações, sem nenhum constrangimento.
Em vão se aguardaria uma renovação pedagógico decorrente do exame metódico dos escolares de acordo com a orientação seguida pela antropologia pedagógica experimental.